quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Do Blog Saídos da Concha

Como Fazer Fita de Viés


Hoje vou mostrar-vos a maneira como eu faço fitas de viés. Há outras técnicas, claro, mas esta forma de fazer é simples e resulta sempre. Vamos a isto?



1. Comece por reunir todos os materiais necessários: tecido, fazedor de viés, tesoura, cortador rotativo, fita métrica, régua em acrílico, tapete de corte, ferro de engomar, máquina de costura.



2. Existem vários tamanhos de fazedores de viés; este que usei faz viés com 2,5 cm de largura. Para saber a largura das tiras de tecido que irá cortar, há que medir o interior do mesmo: este tem 10 cm.


3. Dobre o tecido a 45º e corte ao longo da dobra com uma tesoura. O seu tecido terá agora a forma de um triângulo.


4. Dobre o triângulo ao meio, alinhando o corte em viés que acabou de fazer. Use a régua e o cortador rotativo para acertar esse mesmo corte.



5. Agora corte tiras com 10 cm de largura até ao fim do tecido.
 

6. Pegue em duas tiras com extremidades em ângulos opostos.


7. Deite uma tira sobre a outra, direito contra direito (este tecido que usei é igual dos dois lados, por isso é impossível ver a diferença entre direito e avesso), de maneira a formarem um ângulo recto, e descompensando um pouco as pontas (cerca de 0,5 cm, medida que corresponde à margem de costura).


8. Cosa à máquina usando uma margem de costura de 0,5 cm. Abra a costura com o ferro e corte o excesso de tecido. Repita até ter obtido uma tira contínua.


9. Com o avesso virado para cima, enfie uma extremidade da tira de tecido através do fazedor de viés.


10. Vá puxando lentamente o fazedor de viés e engome as dobras que se vão formando.


11. Dobre a tira a meio a todo o comprimento e engome.

Sem comentários:

Enviar um comentário